PAPEL DE PAREDE E UMIDADE
Você já parou para pensar que umidade é um problema muito comum aqui no Brasil?
Algumas cidades são muito úmidas, algumas casas têm falhas no isolamento das paredes, alguns ambientes ficam muito perto do mar… enfim, são muitos motivos que podem causar a umidade.
Mas com eu falei acima, nem sempre a umidade está na parede… às vezes está no próprio ambiente! O importante é entender que o papel de parede não causa umidade e nem bolor… Ele não contribui e nem resguarda o ambiente quanto ao aparecimento de fungos… A umidade está no ambiente, no ar, ou na parede… O papel não influencia em nada – é como um quadro na parede não causa bolor algum!!
Por exemplo, em um quarto suíte, você já reparou que as paredes ficam todas suadas quando você sai do banho? Mesmo que a porta fique fechada, a umidade passa para o quarto e tudo fica úmido!
Ou em uma sala de um apartamento de frente para a praia, que sofre com a maresia… em muitos momentos, as paredes ficam molhadas, por causa do ar úmido que vem do mar!
E em uma cozinha, quando você abre uma panela quente e o vapor vai todo para as paredes!
Pois é, são várias situações úmidas…
E com elas, vem o terrível bolor!!! Eles aparecem porque nem sempre os ambientes tem a ventilação necessária para que a umidade saia… então ela entra e fica!! E é aí que está o problema. Não importa se o ambiente é úmido ou não, o que importa é a ventilação que circula nele. Nestes casos, tendo papel de parede ou não, o bolor vai aparecer mais cedo ou mais tarde…!
Para as roupas, sapatos, objetos de prata, papéis de parede e tecidos, a umidade pode ser uma vilã! Mas deixando tudo arejado, ela não faz mal algum.
E mesmo nestes ambientes, é possível usar papel de parede? Claro que sim!!!
Os papéis de parede mais modernos são de base TNT, ou seja, tecido não tecido. Mas o que isto quer dizer? Quer dizer que eles deixam a parede respirar, sem absorver a umidade. Então, a água entra e sai normalmente, sem causar danos ao papel e a sua parede!
Eu sempre digo… Papel de parede é igual celular… quanto mais fino, melhor e mais moderno! às vezes a gente se engana achando que os papéis vinílicos mais grossos, são mais resistentes. Eles são ótimos também, mas a base TNT é mais moderna, mais leve e mais “tecnológica”!
Mas voltando a umidade, nestes casos é muito importante saber que a cola certa deve ser obrigatoriamente usada!
consulte cola indicada pelo fabricante ou distribuidor do papel de parede.
Por isso, usar a cola correta é imprescindível! Ela não embolora e não causa nenhuma mancha!
Mas e quando a umidade é na parede ??? Daí o problema é mais sério… o papel de parede não pode ser usado para “tampar” focos de bolor… Porque em alguns casos ele até realça o problema!
O correto é sempre procurar um profissional e corrigir todos os problemas e limpar a parede com vinagre…
Fonte Blog da Mari Mori